Tweed: conheça e saiba como usar

O tweed é um tecido clássico com base de lã de fios grossos, de textura macia, aberta e flexível.

O tweed teve origem na Escócia no final do século XIX e, primeiramente, era conhecido como tweel, tradução para sarja. Há uma história que por volta de 1831, um comerciante londrino recebeu uma carta sobre alguns tweels, entretanto o homem interpretou mal a caligrafia, entendendo que a escrita por tweed. O nome foi anunciado erroneamente e, por incrível que pareça, permaneceu desde então.

História

Inicialmente o tecido era usado apenas por homens, mas foi totalmente transformado na década de 50, quando a famosa estilista francesa Coco Chanel criou e lançou o primeiro casaco tweed para o público feminino. De lá pra cá, o tweed ganhou cada vez mais adeptos e se transformou em ícone da moda.

À esquerda a estilista Coco Chanel

No vídeo produzido pelo canal da marca Chanel sobre a revolução da moda feminina, o diretor criativo Karl Lagerfeld afirma que “a jaqueta Chanel é uma peça masculina que virou tipicamente feminina. Tornou-se um símbolo absoluto de uma elegância feminina descontraída, atemporal, portanto, de qualquer época”. Veja o vídeo abaixo, porque vale muito a pena! (Em configurações ative a legenda para Português)

Nos Dias de Hoje

Primeiramente usado apenas para confecção de casacos, hoje pode ser explorado em vestidos, shorts, calças e saias, pois o tecido ganhou formas leves e conforto. O tweed deixa o look com ar sofisticado deixando, por exemplo, um jeans básico muito mais elegante.

Para exemplificar como pode ser usado, a personal stylist Luara Amorim montou três looks com peças da Loja Dois.

Primeiramente blazer no tweed com saia xadrez, um look super confortável que pode ser usado em seu dia-a-dia. Depois um look mais transado com o tecido no macaquinho. E por último, conjunto de saia e blusa no tweed com a camisa branca de sobreposição.

Leia Também – Neon Vibes: saiba como usar essa tendência

Gostaram das combinações? Então use e abuse do tweed, porque ele dá um ar de sofisticação no look e está super em alta.

“Uma coisa é certa, o tweed é clássico e atemporal. Vale muito a pena investir em um blazer ou até mesmo no conjuntinho, porque nunca sairá de moda.”

Luara Amorim, personal stylist

Para concluir não poderia deixar de agradecer a talentosa personal stylist Luara Amorim pela colaboração no post, muito obrigada! 😘

Comentários

Leia também