Diferença entre os concursos de Miss

Miss Mundo e Miss Universo 2018

Muitas pessoas se perguntam o porquê de mais de uma candidata ser chamada de Miss Brasil? Saiba a diferença entre os concursos de beleza.

A primeira questão é entender que uma vez representando o país em um concurso internacional – que são vários – a candidata se torna a Miss Brasil X, então substitui o X pelo nome do concurso internacional que ela irá concorrer. Em segundo lugar é compreender que, apesar da variedade de concursos, os mais conhecidos são o Miss Universo e o Miss Mundo, e além disso ambos surgiram praticamente ao mesmo tempo. Vamos então conhecer uma pouco da história e descobrir a diferença entre os concursos de Miss!

Em 1994, a Índia conseguiu celebrar o feito de ter suas duas Misses vencedoras nos concursos internacionais, são elas; Sushmita Sen e Aishwarya Rai.

Miss Mundo ou Miss World 👑

O Miss Mundo nasceu em 1951, na Grã Bretanha através do publicitário Eric Morley que resolveu lançar um concurso de beleza mundial. O negócio deu tão certo que hoje envolve mais de 15 mil pessoas para a sua produção. Eric faleceu em 2000 e desde então sua esposa Julia Morley é quem coordena e preside o concurso juntamente com o seu filho Steve Douglas.

Em 68 anos de história, o concurso foi moldado para eleger uma candidata que se engaje em projetos sociais pelo mundo. É uma marca franqueada por mais de 130 países e que nos últimos anos aboliu a apresentação de traje de banho na noite final do evento.  Televisionado globalmente é um espetáculo que dura em média uma hora e meia.

No Brasil durante muitos anos, um único concurso era realizado para escolher as representantes do Miss World e Miss Universe, mas em 2006 a franquia foi vendida para Henrique Fontes. Atualmente, ele coordena a escolha da representante brasileira para o Miss World e de outros concursos internacionais. Desde então o concurso foi televisionado por várias TVs e hoje é transmitido via internet em parceria com portal UOL. A Miss Brasil Mundo 2018 é a piauiense Jéssica Carvalho.

Miss Brasil: diferença entre os concursos.
Foto: Reprodução / Instagram Miss Brasil Mundo

Miss Universo ou Miss Universe 👑

O Miss Universo por sua vez foi criado inicialmente para divulgar trajes de banho, nos Estados Unidos. De lá pra cá o concurso cresceu muito e hoje mais de 80 países possui sua franquia.

Curiosamente, de 1990 a 2015 foi presidido pelo Donald Trump, hoje presidente dos Estados Unidos. Atualmente é de propriedade da empresa William Morris Endeavor e televisionado para mais de 180 milhões de pessoas. Em nosso país o concurso é denominado Miss Brasil Be Emotion e transmitido pela Band.

Em 65 anos da sua versão duas brasileiras foram coroadas Miss Universo. A gaúcha Iêda Maria Vargas eleita em 1963 e a baiana Martha Vasconcellos em 1968. Nos últimos anos a representante que chegou mais perto do título foi Natália Guimarães em 2007, porém acabou ficando em segundo lugar.
A atual representante do país na versão Universo é a linda amazonense Mayra Dias.

Miss Brasil: diferença entre os concursos.
Mayra Dias, Miss Brasil Be Emotin 2018

As vencedoras de ambas competições assinam contrato de um ano com os organizadores dos concursos, que estabelecem obrigações, como por exemplo não se envolver em polêmicas, casar ou ter filhos.

Outros Concursos

Novos concursos vêm chamando atenção no “Mundo Miss”, porque possuem fórmulas de disputa empolgantes e singulares, como o Miss Supranational e o Miss Grand International. Inclusive em 2019, a paulista Marjorie Marcelle venceu o concurso na versão Grand International.

Ainda existem outros certames que são prestigiados por muitos brasileiros amantes dos concursos de beleza como o Miss Terra, Miss Internacional e Reina Hispano Americana.

As Goianas nos Concursos

O Miss Brasil da versão Universo nunca elegeu uma candidata goiana como representante, já a versão Mundo possui três representantes goianas, Lara Brito (2003), Jane Borges (2006) e Beatrice Fontoura (2016).

E como muitos sabem, as duas goianas que escrevem neste portal tiveram a oportunidade de representar Goiás em concursos de beleza. Giovanna Veríssimo foi Miss Goiás 2018, eleita a Miss Brasil Be Emotion e ficando entre as 10 semifinalistas. Um orgulho para nosso estado e um exemplo de dedicação.

Miss Brasil: diferença entre os concursos.
Miss Goiás Be Emotion 2018

Eu, Jane Borges, tive o prazer de participar de ambas organizações. Em 2004 participei do Miss Brasil versão Universo, mas não obtive classificação. Já no ano de 2006, ganhei o Miss Brasil versão Mundo, participei do Miss World classificando o Brasil para a final e ficando em 4º lugar. Como resultado fui eleita também a Miss World Americas.

Leia Também – Miss Brasil 2019: conheça as candidatas e as novidades

Portanto há diferença entre os concursos de Miss. No entanto independente de qual candidata ou qual concurso você mais gosta, o importante é apoiar, torcer e valorizar. A vida de Miss não é tão fácil como muitos imaginam, mas isso é assunto para outro post. Ah, se gostou desta matéria não se esqueça de compartilhar! Beijos 😘


Sites Oficiais

Comentários

Leia também