Compulsão Alimentar: saiba o que é e como fazer o tratamento

Compulsão Alimentar: saiba o que é como fazer o tratamento

A compulsão alimentar acontece quando a comida deixa de ser uma forma de repor as energias e passa à suprir uma carência física ou emocional.

Eu descobri que estava com compulsão alimentar no fim de 2017. Na verdade eu já desconfiava que eu não estava bem emocionalmente, e que o meu desespero em comer doces poderia me levar a ficar muito doente, assim resolvi ir atrás de ajuda.

Para meu alívio conheci pessoas muito especiais que me ajudaram nesse processo. Percebi também que era um problema que afligia muitas amigas modelos e misses. Então resolvi abordar um pouco mais sobre esse assunto, e dizer que quanto mais cedo a gente procura ajuda, mais rápido nos livramos da compulsão.

O que é Compulsão Alimentar?

A compulsão alimentar é um distúrbio de ordem psíquica. É caracterizada pela necessidade de ingestão de grandes quantidades de alimentos mesmo sem estar com fome, fazendo a de forma muita rápida e descontrolada.

“A comida exerce para a pessoa compulsiva papéis como por exemplo; conforto, segurança e sensação de preenchimento de um vazio emocional. Posteriormente há o sentimento de culpa pela ingestão desenfreada de alimentos.”

Ângela Maria Lôbo Alves, psicóloga e terapeuta em EMDR

As principais características de uma pessoa compulsiva são: comer longe das pessoas, fazer dietas muito restritivas, esconder alimentos em bolsas e, o principal, comer sempre em excesso.

Emocionalmente é comum os sentimentos de raiva, ansiedade, culpa ou nojo de si mesmo, autoestima fraca em relação a aparência e também a  sua capacidade auto controle. Freqüentemente as pessoas compulsivas desenvolvem também a depressão.

“Podemos dizer que entre as características de personalidade de compulsivos estão pessoas muito rígidas e com dificuldade de flexibilização, perfeccionistas e controladoras, tem dificuldades de receberem críticas e apresentam necessidade de agradar os outros.”

Ângela Maria Lôbo Alves, psicóloga e terapeuta em EMDR

Ansiedade x Compulsão

Não se pode dizer que a transtorno de ansiedade causa a compulsão alimentar, porém ela é parte de um ciclo vicioso nesse processo. O comer do compulsivo gera ansiedade e a ansiedade dispara novamente a vontade de comer. Assim que a pessoa se alimenta experimenta uma sensação de calma, prazer e conforto. Entretanto, rapidamente é substituída pela culpa e daí surge a ansiedade novamente.

“A maioria das queixas nos consultórios está relacionada a autoestima pelo aumento no ganho de peso. Muitas pessoas se sentem fracassadas por não conseguirem se controlar o que vai gerando um sofrimento emocional intenso e por muitas vezes sem a procura de ajuda adequada o problema piora e a depressão se instala.”

Ângela Maria Lôbo Alves, psicóloga e terapeuta em EMDR
Compulsão Alimentar

Tratamento para a Compulsão Alimentar

O tratamento de transtornos alimentares envolve uma equipe multidisciplinar formada por médico psiquiatra, nutricionista e psicólogo. Estudos mais recentes indicam que o comer compulsivo é um sintoma de algo mais profundo que apenas um problema de ordem alimentar. Envolve traumas que a pessoa vai acumulando ao longo da vida gerando uma dissociação.

“A partir de eventos traumáticos a pessoa vai perdendo a consciência corporal, se distanciando de sensações e de suas necessidades físicas, o que a leva a maltratar e abusar do próprio corpo. Daí a importância de se fazer um tratamento psicoterápico para tratar não só o sintoma mas também a causa do problema.”

Ângela Maria Lôbo Alves, psicóloga e terapeuta em EMDR

O tratamento medicamentoso ajuda quando o problema envolve ansiedade e depressão. A reeducação alimentar e a realização de atividades físicas também são muito importantes na recuperação.

E aí, você acha que possui algum sintoma da compulsão? Escreva pra nós e vamos bater um papo, será um prazer. 😉

Leia Também – Como identificar distúrbios alimentares

Gostaria de fazer um agradecimento especial a Ângela. Ela me ajudou nesta matéria e hoje me acompanha como terapeuta. Super beijo! 😘


Ângela Maria Lôbo Alves é psicóloga, terapeuta e especialista em psicologia da saúde e hospitalar. Faz atendimento clínico à adolescentes, jovens, adultos e idosos. Super indico! Contato (62) 3204-7223 / 3204- 7238.

Instagram da Ângela

Comentários

Leia também