Conheça um pouco mais sobre a carreira de modelo

Carreira de Modelo - Jane Borges e Giovanna Veríssimo

A carreira de modelo exige muito mais do que um rosto jovem e bonito, é preciso determinação e dedicação.

Diferente do que muitos pensam a carreira de modelo passa por vários desafios, que vão além dos cuidados com a estética. A maioria das profissionais iniciam suas carreiras ainda bem jovens. Normalmente saem de sua cidade natal para morar em grandes capitais da moda e, além disso, conciliam trabalho e estudo.

O dia-a-dia de uma modelo é frenético. Primeiramente os profissionais passam pelos castings, como são chamados os testes para comerciais, desfiles e fotos. Nessas entrevistas ouve-se mais não’s do que sim, então não desista nas primeiras tentativas. Após aprovação é realizado o trabalho ou job e nem sempre agrada o gosto pessoal da modelo. Lembre-se que você é uma profissional e dê o melhor de si em cada campanha.

“Hoje a moda popularizou, muitas marcas procuram por rostos conhecidos como os das blogueiras e muitas delas acabam se tornando modelos. Para quem trabalha no mercado o ideal seria que as meninas tivessem entre 1,73 a 1,80 cm de altura com medidas máximas de 90 cm de busto e quadril e 60 cm de cintura. Já os homens a altura deve variar de 1,80 a 1,88 cm com tórax 96/99, mas logicamente existem exceções.”

Marcello Gomes, booker da Mega Model Goiás

Há mais ou menos 10 anos muitas modelos iniciavam suas carreiras ainda crianças, com treinos de passarela, aulas de etiqueta e posicionamento para fotos. Hoje a modelo pode iniciar sua carreira aos 16 anos, mas precisa demonstrar mais interatividade, seja ela nas redes sociais como também nas caras e bocas durantes os ensaios fotográficos. Só o book na mão não garante mais o trabalho.

“Estou há 16 anos no mundo da moda, e a dica fundamental para tantos anos no mercado é a persistência e dedicação…”

Giovanna Veríssimo, modelo

Ser modelo não deve considerado um hobby. Os profissionais se abdicam de muitas coisas vivenciadas na juventude – dormir tarde, comer sem se preocupar, ter tempo para se dedicar aos amigos e estudos – para se dedicar a carreira. Portanto a profissão exige extrema determinação e dedicação.

Carreira de Modelo Internacional

O grande ápice em uma carreira de modelo/manequim são as viagens internacionais, porque além de proporcionar experiências de vida, os trabalhos costumam pagar melhor. Entretanto se no Brasil a concorrência é árdua, nas grandes capitais do mundo fashion essa sensação é duplicada. Nem tudo é um mar de rosas e só as melhores modelos são indicadas para as agências internacionais.

“A primeira viagem como modelo internacional foi uma experiência um tanto quanto desafiadora. Deixei meu apartamento para dividir o quarto com mais duas modelos e morar numa casa com dez pessoas. Eram 5 modelos mulheres e 5 modelos homens com costumes e línguas diferentes.”

Jane Borges, modelo
Carreira de Modelo - Jane Borges
Jane Borges

O tempo de castings no mercado internacional costumam ser longos e muitas vezes a distância entre um local e outro também. Por isso é desgastante e é preciso ter paciência, disciplina, persistência e inteligência. São poucos minutos para fazer sua apresentação, demonstração de fotos e agradar fotógrafo, produtor e o cliente.

Mercado Goiano

O mercado da moda em Goiás é abastecido por várias confecções espalhadas pelo interior e pela rica concentração de lojas em Goiânia. No ranking nacional dos maiores produtores de vestuário do país o estado ocupa a 6ª colocação.

Com destaque no cenário nacional a profissão de modelo é favorecida no estado e muitas goianas hoje são reconhecidas internacionalmente por terem começado suas carreiras aqui. Porém vale lembrar que para de fato você se tornar uma modelo profissional é necessário ter o DRT (registro profissional). Porque por meio dele você comprova sua capacidade profissional e, além disso, é item fundamental em castings de grandes marcas.

“O mercado goiano para as modelos não é tão fácil, mas aqui o clássico sempre tem seu espaço com mulheres altas e longilíneas, pernas longas e dentro das medidas 90, 60, 90.”

Marcello Gomes, booker da Mega Model Goiás

Áreas de Atuação

É preciso entender que apesar de ser regulamentada a profissão modelo/ manequim, hoje existem quatro áreas bem especificadas na moda. Áreas que há 15 anos atrás não eram aceitas no mercado como, por exemplo, a modelo Plus Size.

  • Modelo Plus Size – são as modelos com manequim 46 a 50. Normalmente a idade não é tão relevante nessa área, mas é necessário ter um rosto bonito, curvas e medidas equilibradas.
  • Modelo Comercial – neste caso a modelo precisa ter ótimas proporções de corpo, não necessita ser alta, mas precisa ter cabelo, dente e pele bem cuidados. Desenvoltura em frente a câmera e fotogenia são essências.
  • Modelo Fashion – conhecida por ser a modelo das passarelas, aqui o cuidado é mais rígido na questão das medidas e altura. O manequim varia do 34 ao 36 para mulheres e de 40 a 46 para homens.
  • Modelo de Beleza – estas são chamadas principalmente para fotos que necessitam de um corpo em forma e de um rosto bonito. Não precisam ser altas mas com corpo bem definido.
Carreira de Modelo - Jane Borges
Jane Borges / Revista Ludovica

Leia Também – Dieta anti-inflamatória para secar em uma semana

Mega Model

A agência Mega Model é referência no Brasil e conta com uma equipe de profissionais fantástica. Por isso, se você tem vontade de iniciar a carreira, entre em contato com o escritório aqui de Goiânia pelo telefone (62) 3088-0080.

Quer saber mais sobre a carreira de modelo ou tem alguma dúvida? Então escreva pra nós clicando aqui. Tenha um ótimo fim de semana. Beijos! 😘

Comentários